Think tank suíço inicia votação para adicionar Bitcoin na constituição federal

Por 12/10/2021
12/10/2021

2B4CH, um think tank suíço sem fins lucrativos que auxilia o estado na exploração de criptomoedas como Bitcoin (BTC) e tecnologia de blockchain, está lançando uma iniciativa para potencialmente tornar o Bitcoin um dos ativos de reserva do país.

Em 8 de outubro, a associação anunciou planos para iniciar uma iniciativa popular federal com o objetivo de coletar 100.000 assinaturas para a introdução do Bitcoin na cláusula 3 do artigo 99 da constituição federal suíça.

A iniciativa propõe especificamente adicionar Bitcoin à lista de ativos detidos pelo banco central suíço, o que faria com que a cláusula de constituição fosse o seguinte: “O Banco Nacional da Suíça criará reservas de moeda suficientes a partir de suas receitas; parte dessas reservas deve ser mantida em ouro e Bitcoin. ”

Mas se a votação foi bem-sucedida ou não, não é realmente relevante, já que a iniciativa está focada em coletar assinaturas para fazer esta proposta ser apresentada aos cidadãos suíços para votação, disse o fundador e presidente da 2B4CH, Yves Bennaim, à Cointelegraph.

“Se as assinaturas forem coletadas com sucesso, a votação terá que acontecer legalmente, assim como as conversas e debates, eventualmente informando e educando melhor todos na Suíça, e esperançosamente em todo o mundo, conforme damos o exemplo”, disse Bennaim. “Esperamos que a votação dê certo, mas mesmo que não seja, já será um sucesso se o assunto for levado a debate público”, observou.

Se a votação for bem-sucedida, o Banco Nacional da Suíça, ou SNB, precisará aprender como adicionar Bitcoin às suas reservas, mantendo-o da "maneira melhor e mais segura", o que tornaria a Suíça uma das nações líderes mundiais na indústria e beneficia a sua economia em vários níveis, afirmou Bennaim, acrescentando:

“Tal adição à constituição afetaria as pessoas na Suíça de forma semelhante, o Vale do Silício e a Bolsa de Valores de Londres beneficiaram as pessoas de seus respectivos países.”

Segundo Bennaim, o 2B4CH ainda se encontra na fase preliminar do projeto, testando agora o potencial interesse na iniciativa. Os próximos passos incluem a apresentação do projeto à confederação e a coleta oficial das assinaturas. “Quando esta fase for concluída com sucesso, demorará meses ou mesmo anos até que a votação aconteça de facto,” disse Bennaim.

Fundada em Genebra em 2017, a 2B4CH é uma associação independente sem fins lucrativos que estuda as transformações sociais e financeiras trazidas pela tecnologia Bitcoin e blockchain, bem como o impacto das criptomoedas descentralizadas. O think tank conta com menos de 20 membros até agora e não aceita doações para proteger sua independência e privacidade dos membros.

A Suíça emergiu como um dos países mais amigáveis ​​à criptografia em todo o mundo, com o cantão de Zug testando pagamentos de Bitcoin para serviços públicos em 2016. No mês passado, a Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço aprovou o primeiro fundo de cripto do país após autorizar o SEIS Swiss Exchange para lançar um mercado de ativos digitais.