Edward Snowden fala sobre o Bitcoin: O mundo precisa de uma opção melhor para evitar a coerção do governo

Por 26/03/2018
26/03/2018


O delator americano Edward Snowden expressou preocupações com perspectivas de longo prazo para o Bitcoin em uma entrevista em 22 de março, dizendo que a criptomoeda pública baseada em Blockchain tornou-se suscetível a abuso.

Falando via webcam em uma entrevista com o diretor de pesquisa do Coin Center, Peter Van Valkenburgh, na conferência Blockstack Berlin 2018, Snowden concordou que o livro-razão do Bitcoin era "devastadoramente público".

"A falha estrutural muito maior, a falha de longa duração, é o seu livro-razão público", disse ele sobre o Bitcoin, acrescentando que, no entanto, "pode" tê-lo usado para comprar infraestrutura de servidores em 2013.

O futuro do Bitcoin continua sendo um tema em debate este ano, já que melhorias técnicas em sua rede permitem que ele seja usado instantaneamente e quase como moeda livre novamente.

Esta semana, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, disse à principal mídia que ele prevê uma “moeda única” para a internet, dentro de dez anos. "Particularmente eu acredito que será o Bitcoin", acrescentou ele.

Para Snowden, no entanto, uma verdadeira alternativa às moedas fiduciárias que equilibram o apelo das massas com a falta de controle do governo ainda tem que surgir:

“É uma questão de como projetamos sistemas concorrentes que são simplesmente tão atraentes que não serão ignorados pela base global de consumidores, mas também os próprios governos que estão buscando competir contra eles não serão simplesmente capazes de ilegalizá-los e terem em quantidade significativa.”

Não apenas o Bitcoin entrou para o questionamento, mas também as altcoins; Snowden confirmou que ele já havia usado Monero, enquanto reiterava seu apoio a ZCash como a Altcoin “mais interessante” atualmente no mercado devido a sua configuração de privacidade “única”.

O próprio Van Valkenburgh fez parte de uma audiência do congresso dos EUA sobre o futuro do regulamento das criptomoedas que ocorreu na semana passada em 14 de março. Como uma das quatro principais testemunhas na audiência, a defesa dos valores centrais do Bitcoin era uma prioridade em face da oposição de algumas fontes políticas. “A inovação fundamental do Bitcoin é a escassez digital”, disse ele aos legisladores em seu testemunho .

“A escassez digital pode ser empregada por pessoas inovadoras para uma variedade de propósitos inovadores. Um token que é escasso e transferível de pessoa para pessoa pode ser usado apenas como dinheiro, assim como qualquer bem ao longo da história, desde o ouro até as conchas do mar.”

Fonte: cointelegraph


COMENTÁRIOS