Parlamentares franceses querem investir 500 milhões de euros para fazer da França uma “nação blockchain”

Por 14/12/2018
14/12/2018

Dois membros pró-cripto do parlamento francês querem que o país invista até 500 milhões de euros em programas blockchain para elevar a França como uma "nação blockchain".

Os deputados Jean-Michel Mis e Laure de La Raudière divulgaram um relatório em 12 de dezembro, delineando 20 propostas para apoiar o desenvolvimento e a adoção do blockchain, de acordo com o jornal francês Les Echos.

"2019 será o ano do blockchain na França", disse Jean-Michel Mis no relatório. “Esta tecnologia de 10 anos está saindo do estágio experimental para a implementação industrial. O público verá o surgimento de seus usos em suas vidas diárias.”

Da mesma forma, Laure de La Raudière expressou urgência sobre a necessidade da França capitalizar essa nova tecnologia antes que seus rivais internacionais - notadamente a China e os Estados Unidos - o façam. Ela observou que a França estava atrasada para a revolução da Internet nos anos 90 e não deveria perder o barco novamente.

"A França deve ter uma filosofia de conquista sobre esse assunto. Estou soando o alarme: é hora de investir... Precisamos acelerar com dinheiro público francês e europeu."

Para maximizar a posição da França, Jean-Michel Mis e Laure de La Raudière sugeriram que a Agência Nacional de Pesquisa Francesa (Agence Nationale de la Recherche) fizesse investimentos significativos em pesquisa blockchain.

Eles também recomendaram que o setor público encontrasse maneiras de implementar a tecnologia blockchain da maneira como o setor privado começou.

O Carrefour, a mega-cadeia de supermercados francesa, já começou a usar o blockchain para seu gerenciamento da cadeia de suprimento para evitar a contaminação de alimentos e planeja usar o blockchain para rastrear todos os seus produtos frescos nos próximos anos.

O primeiro-ministro francês Laure de La Raudière também sugeriu que um banco central, como o Banco da França ou o Banco Central Europeu, considere a emissão de moedas digitais.

Em novembro de 2018, Christine Lagarde, diretora administrativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), fez uma sugestão semelhante. Christine disse que os bancos centrais da Suécia, China, Canadá e Uruguai já estavam trabalhando nisso.

"A vantagem é clara. Seu pagamento seria imediato, seguro, barato e potencialmente semi-anônimo... E os bancos centrais manteriam uma base firme nos pagamentos."

Fonte: ccn