Congressista dos EUA diz que mercado de ICOs precisa de "toque de leveza" de regulamentação para garantir segurança

Por 22/06/2018
22/06/2018

O Deputado dos EUA Warren Davidson disse na CNBC ontem, 21 de junho, que o mercado de oferta inicial de moedas (ICO) precisa de uma regulamentação com um "toque de leveza".

Quando perguntado sobre a regulamentação das criptomoedas, Davidson argumentou que a “grande questão” é que o mercado precisa é de uma “estrutura regulatória leve” que, segundo o congressista, proporcionaria mais certeza.

Davidson enfatizou a necessidade de definir o status das criptomoedas, destacando o recente anúncio da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) de que a principal altcoin Ethereum (ETH) será considerada uma commodity em vez de um título. Ele acrescentou que o governo ainda "não montou" um marco regulatório coerente, alegando que ainda há "arbitragem em andamento".

“Você realmente não sabe quando alguém faz uma ICO, se eles estão realmente lançando este grande produto de livro-razão distribuído que será um título ou se parece um pouco diferente, como Ethereum e Bitcoin determinados a serem essencialmente commodities”.

Davidson afirmou que uma estrutura regulatória leve poderia fornecer mais clareza aos investidores sem sobrecarregar projetos com regulamentações indevidas. Ele disse que um marco regulatório claro salvaria as empresas das dificuldades burocráticas de navegar em uma miríade de diferentes decisões judiciais em níveis variados.

O congressista explicou ainda que a falta de certeza regulatória tornou o mercado de ICO arriscado e potencialmente inseguro, uma vez que projetos de ICO fraudulentos poderiam tirar proveito dos investidores. Ele defendeu a aplicação adequada do conheça seu cliente (KYC) e das disposições antilavagem de dinheiro para “garantir que nos protegemos”.

Quando perguntado por que as criptomoedas são a “moeda de escolha” para pessoas engajadas em atividades ilícitas, Davidson respondeu:

“Não tenho certeza de que seria considerada a moeda de escolha, mas é fácil de transmitir através do tempo e do espaço, e sua distribuição, você não precisa de uma central de compensação ... mas se você olhar como casos parecidos aos da Mt. Gox foram resolvidos, existem maneiras de descobrir quem é o beneficiário...”

Davidson disse que os fluxos de ativos de criptomoedas são “mais rastreáveis que o dinheiro” e “certamente mais abertos que a rede de hawala, e essas duas coisas ainda são legais”.

Ontem a CEO da Nasdaq, Adena Friedman, afirmou que as ICOs representam “sérios riscos” para os investidores de varejo e destacou que os processos de ICO “quase não têm supervisão” da SEC em comparação com as ofertas públicas iniciais (IPOs).

Em 19 de junho, o presidente da CBOE Global Markets, Chris Concannon, afirmou que o mercado de ICO poderia enfrentar em breve um "balanço" regulatório duplo, caso a SEC classificasse as ICOs como títulos não registrados.

Aviso Legal. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.