Gigante do setor bancário japonês e outros doam US $800 mil para um curso de Blockchain na Universidade de Tóquio

Por 22/11/2018
22/11/2018

A Universidade de Tóquio lançará um curso de blockchain após uma doação de quase US $800 mil de várias empresas, incluindo a gigante japonesa do setor bancário Sumitomo Mitsui (SMBC) e a Ethereum Foundation.

Em um comunicado de imprensa de 20 de novembro, o SMBC listou mais cinco colaboradores, além da Fundação Ethereum, que contribuíram para a doação: Good Luck 3, JSS, Zipper, Hotto Link e Money Forward. O grupo bancário não divulga os detalhes da doação de 90 milhões de ienes, nem revela o principal contribuinte.

De acordo com o comunicado de imprensa, o curso de educação, apelidado de “Curso de doação de inovação blockhain”, na faculdade de engenharia da Universidade de Tóquio, durará três anos: tendo começado em 1º de novembro de 2018, será até 31 de outubro de 2021.

O curso foi desenvolvido para estudantes que pretendem se tornar empreendedores relacionados ao blockchain. É focado no desenvolvimento de soluções descentralizadas, sua implementação social e recursos humanos. O módulo combinará palestras e práticas, como o estabelecimento de um serviço de tecnologias de informação e comunicação (TIC) ou o desenvolvimento de um modelo de negócios baseado em blockchain.

O blockchain é de interesse para muitas universidades em todo o mundo. De acordo com um estudo recente da Coinbase, 42% das 50 melhores universidades do mundo oferecem pelo menos uma aula relacionada a criptomoedas, enquanto os cursos relacionados a blockchain são mais populares em Stanford e Cornell nos EUA.

Mais recentemente, vários cursos relacionados ao blockchain foram lançados pela Universidade de Gibraltar, Universidade de Nova Iorque e Escola Alemã de Frankfurt.

A Ethereum Foundation, uma organização sem fins lucrativos lançada para apoiar projetos no blockchain da Ethereum, anunciou a quarta onda de seus subsídios concedidos a 20 diferentes pessoas e entidades em meados de outubro. O total de prêmios ultrapassou US $3 milhões, com as maiores doações no valor de US $500.000 concedidas à Prysmatic Labs e à Status, ambas trabalhando no ecossistema Ethereum 2.0, anunciado pela primeira vez pelo co-fundador Vitalik Buterin em novembro de 2017.