Infraestrutura institucional do Bitcoin está se fortalecendo

Por 21/12/2018
21/12/2018

Spencer Bogart, sócio da Blockchain Capital, uma importante empresa de capital de risco em criptomoedas, disse que o setor institucional do Bitcoin está cada vez mais forte.

Embora a valorização do mercado de criptomoedas tenha caído em 85% desde que atingiu US $816 bilhões em janeiro, com o envolvimento da Nasdaq, Fidelity, NYSE, Bakkt e grandes instituições financeiras, o investidor de capital de risco disse que a infraestrutura de suporte ao Bitcoin está se fortalecendo rapidamente.

No final de 2017, quando o mercado de criptomoedas passou por um dos maiores bull markets da história recente e o preço do Bitcoin ultrapassou os US $19.000, os traders de varejo e os investidores individuais levaram o mercado a novos patamares.

A longo prazo, Bogart afirmou que o estabelecimento de uma infraestrutura forte com segurança, proteção ao investidor, liquidez e conformidade facilitará a entrada de capital de investidores institucionais.

“Enquanto isso, a institucionalização da classe de ativos e do próprio mercado está se fortalecendo. Já vimos universidades como Yale, Harvard e o MIT entrarem no mercado. Nós vimos a Nasdaq e a Bakkt começarem a se mover em direção aos derivativos de Bitcoin. Nós vimos custodiantes qualificados entrarem neste mercado. E por último, e talvez a coisa mais encorajadora seja a qualidade do talento que estamos vendo entrando no mercado.”

O próximo rali nas criptomoedas poderia ser desencadeado por um novo grupo de investidores estabelecidos e credenciados, e Bogart enfatizou que ele acredita que a criptomoeda dominante poderia alcançar um valor de US $50.000 a longo prazo.

Apesar do sentimento negativo no mercado e da queda dos preços das criptomoedas, a indústria de ativos digitais viu progresso na institucionalização da classe de ativos e na construção de produtos que poderiam permitir que o mercado atraísse investidores no setor financeiro tradicional.

Se o Bitcoin está em US $3.000 a US $10.000 é de pouco interesse para os investidores institucionais; O elemento crucial para atrair investidores institucionais é a infraestrutura que envolve a classe de ativos por meio de veículos de investimento bem estruturados e regulados.

Para a maioria dos investidores, o Bitcoin ainda está em estágios iniciais em termos de liquidez, infraestrutura e adoção de comerciantes.

Muitos reguladores e governos como a Índia permanecem incertos sobre como regular o mercado de criptomoedas e implementar políticas práticas que possam beneficiar investidores e empresas no mercado.

À medida que o mercado ganha crescente clareza regulatória e vê os crescentes esforços das principais instituições financeiras para melhorar a infraestrutura do mercado, a classe de ativos pode começar a ver um aumento na entrada de capital de investidores institucionais e através do mercado de balcão (OTC) estritamente regulamentado.

Fonte: ccn